Além das análises o Pentaho também pode gerar relatórios para visualização mais detalhada dos dados. A ferramenta padrão para criação de relatórios é o Pentaho Report Designer (PRD).
O PRD é uma ferramenta com interface intuitiva e de fácil uso, com apenas alguns cliques já é possível criar um relatório simples e também complexo, isso vai depender do nível de conhecimento do usuário.
Para efetuar a instalação do PRD será necessário:
1. Efetuar o download da ferramenta no repositório:http://sourceforge.net/projects/pentaho/files/. Nesse trabalho foi utilizada a versão 3.6.1 - stable
2. Extraia o conteúdo do arquivo compactado que foi baixado
3. Inicie a ferramenta executando report-designer.bat (Windows) ou report-designer.sh (Linux).
4. Para um primeiro exemplo na ferramenta, vamos utilizar o mecanismo de wizard para facilitar o processo de criação do relatório. Clique em File --> Report Wizard ou pressione Ctrl+Shift+N.
5. É possível identificar à direita da janela que irá abrir a etapa que você está. A primeira é o Look and Feel. Escolha nesse momento como vai ser o visual do seu relatório. Existem alguns tipos prontos e, é possível, através da seleção do tipo report Document, de um modelo produzido pelo usuário. Após a escolha clique Next.
6. Na etapa Data Source and Query vai ser identificado o contexto do relatório. É possível fazer essa identificação através de vários tipos que podem ser visualizados clicando no "+" localizado no canto direito superior. Nesse caso, usaremos o modelo que gerados para visualizar os dados no Analysis. Selecione Pentaho Analysis.
7. Clique em Browse e selecione o arquivo.xml que tem o modelo do schema que foi publicado no Pentaho Analysis. Normalmente, ele está localizado na pasta do seu projeto em /biserver-ce/pentaho-solutions/Pasta-do-relatorio.
8. Crie uma conexão clicando no "+" ao lado de connections.
9. Coloque um nome na conexão, indique o tipo da conexão, selecione em Access "Native (JDBC)" e coloque os dados referentes à sua conexão do lado direito.
10. Teste a conexão clicando em "Test" e se tudo estiver ok, clique em OK.
11. Clique no sinal ‘+’ ao lado de Available Queris para criar uma query, depois adicione uma query usando a linguagem MDX correspondente à consulta que deseja utilizar no seu relatório. Clique em Preview e se visualizar os dados conforme o desejado clique em OK.
OBS. É possível gerar essa consulta na linguagem MDX através do Pentaho Analysis.
“select NON EMPTY {[Measures].[Quantidade]} ON COLUMNS,
NON EMPTY Crossjoin({[Vinculo Aluno].[All Vinculo Alunos].[Aluno]}, {[Escolaridade].[All Escolaridades].[Aperfeicoamento], [Escolaridade].[All Escolaridades].[Doutorado], [Escolaridade].[All Escolaridades].[Especializacao], [Escolaridade].[All Escolaridades].[Graduacao], [Escolaridade].[All Escolaridades].[Mestrado], [Escolaridade].[All Escolaridades].[Pos-Doutorado]}) ON ROWS
from [Pessoa Fisica] “
12. Na etapa Layout Step será possível indicar quais campos da consulta que foi selecionada na etapa anterior que serão utilizados no relatório. Indique quais campos serão os agrupadores e os items.
13. Na etapa Format Step é possível configurar melhores nomes para os campos e itens do relatório.
16. É possível efetuar algumas modificações no PRD (Pentaho Report Design).
17. Selecione Report Title “Report Header” e adicione um titulo ou cabeçalho para seu relatório.
18. Em Style é possível alterar as cores, family e o tamanho dos textos envolvidos neste relatório.
19. Clicando no link text-color uma nova janela se abre para personalizar a cor de sua preferência para o cabeçalho do relatório.
20. Selecione Structure e clique com o botão direto do mouse em ‘Report Header’ à ‘Add Element’ à ‘Image’, porém esta imagem deve ser criada antes e armazenada na pasta que serão salvos os relatórios.
21. Dê dois cliques no símbolo da imagem para especificar o caminho da imgem.
22. Após algumas alterações seu relatório deve ficar mais ou menos assim.
23. Agora clique em ‘Preview” e visualize seu relatório.
Créditos
Hugo Alex Silva (biuniversitario@gmail.com)
Marcondes Lessa (biuniversitario@gmail.com)
Esta documentação é livre; é possível redistribuí-la e/ou modificá-la sob os termos da
Licença Pública Geral GNU conforme publicada pela Free Software Foundation; tanto na
sua versão 2, como qualquer versão posterior (a seu critério) .
A distribuição desta documentação é realizada com o objetivo de que ela auxilie os
iniciantes da ferramenta e que não tenha qualquer garantia implícita de comerciabilidade
ou adequação a uma finalidade específica.
Consulte a Licença Pública Geral do GNU para mais detalhes.http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/
http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/deed.pt
http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/deed.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário